O Rockabilly teve início nos rebeldes e nostálgicos anos 50. Surgiu nos Estados Unidos, tendo como seu representante principal Bill Haley. Ele inovou ao misturar jump blues e electric country, dois estilos musicais da época ( em 1954), no mesmo ano, entretanto, um cantor chamado Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero. Elvis Presley, obviamente, é a principal figura dessa subcultura. Foi ele quem popularizou a música e toda a cultura relacionada a ela. Em meados dos anos 50, todos adolescentes queriam ser Elvis ou pelo menos ter um disco dele.
Foi a primeira vez que o segmento adolescente encontrou uma forma verdadeira de se manifestar, mesmo que isso tenha sido condenado, no inicio, pela parte conservadora da sociedade. Essa contestação era personificada pelas figuras de James Dean e Marlon Brando, eles se transformaram ícones, na época jovens atores, por seus trabalhos no cinema em filmes como Juventude Transviada, Um Bonde Chamado Desejo e O Selvagem, todos indispensáveis para que o mundo acolhesse o Rockabilly como manifestação cultural.
Estilo
Já, para as mulheres, são saias rodadas, e saias lápis, neste caso, do estilo sensual das Pin-Ups. A sensualidade ingênua delas também influencia a elaborar cabelos e makes. Também usam prints de animais, como tigres e tem cabelos ondulados, boca vermelha bem marcada e blush rosa são importantes, além disso a utilização de twin-sets de malha, calças cigarretes e camisas brancas. A cintura marcada , fator que contribui para o arredondamento dos quadris, e o comprimento midi são itens importantes na caracterização acompanhando todas essas peças para formar o look.
Nos dias de hoje
Sendo a moda intemporal,expande-se a hipótese de viajar no tempo e recriar looks tão icônicos quanto a época. E é possível sim , nos dias de hoje montar um look moderninho com pegadas da época, até para quem não quer ficar com cara de filme de época (também existem muitas opções para quem quer).
A dica é se ligar no comprimento, e escolher modelos rodados ou de corte reto tipo lápis. Na verdade, a saia rodada é uma marca da década, que após a austeridade dos anos 40 (de guerras mundiais) e propôs um estilo mais feminino e luxuoso. Foi lançado em 1947 por Christian Dior como “New Look”.
Quem não quiser se jogar muito na época, pode ter um resultado feliz montando looks monocromáticos se ligando em apenas modelos característicos dos anos 50.
Também sou muito a favor da cintura marcada, que ajuda a deixar o corpo incrível . E óculos com armação de gatinho ,make com olhos de gatinhos também estão com tudo, super Fifties feelings!
Nenhum comentário:
Postar um comentário